Mapa de Direitos

O que é o mapa de direitos?

O Mapa de Direitos é uma plataforma aberta que desenvolvemos para visibilizar os direitos violados nas favelas mais precárias e invisíveis do país. Os dados aqui reunidos se baseiam nas nossas atividades em território: Mutirão de Visitas (MV), Escutando Comunidades (ECO) e Enquetes de Designação de Moradias.

Ao compartilhá-los com comunidades que não necessariamente trabalham com a TETO, entidades governamentais, outras organizações e atores da sociedade civil, esperamos que as evidências e a transparência fomentem o desenvolvimento de ações e políticas públicas que melhorem concretamente a condição de vida de famílias em situação de vulnerabilidade.

CLIQUE E CONHEÇA OS DADOS DAS COMUNIDADES

A metodologia

É somente através da escuta das comunidades e encarando a realidade que seremos, de fato, capazes de transformar nossa realidade e construir um país justo e sem pobreza. Um dos eixos centrais da metodologia da TETO Brasil é a coleta de informações, que se dá principalmente quando conhecemos uma comunidade. O objetivo é diagnosticar o seu perfil e antes de cada ciclo de atividade, reunir insumos para o desenvolvimento de projetos e planos de ação que atendam às comunidades e suas necessidades coletivas em relação aos direitos de moradia e habitat.

É a partir deste conjunto de dados e eixos, que a TETO Brasil formulou e seguirá refinando o mapa. A ferramenta está 100% conectada aos sistemas de captação de dados da organização, garantindo que as informações reunidas, além de confiáveis, sejam constantemente atualizadas.

Os dados aqui apresentados optam por um delineamento quantitativo, abordagem que permite apresentar e especificar problemas usando dados estatísticos. O Mapa de Direitos é uma fotografia das comunidades em um determinado momento e, como tal, se bem observado tem o potencial de indicar urgências, aprofundar o entendimento de determinados problemas e potencializar sua transformação.

Mutirão de visitas (MV)

O MV se dá quando definimos vetores de expansão que visem os principais bolsões de pobreza nas cidades. A partir disso, nos organizamos para visitar as regiões e comunidades priorizadas e traçamos um perfil de vulnerabilidade destes territórios, aplicando um questionário focado. Se as informações apontam que a comunidade tem um perfil que dialoga com a atuação da TETO, retornamos e validamos a nossa atuação e modelo de trabalho em assembléia com moradores.

 
Teto-Brasil-Techo-Mapa-de-Direitos-Multiro-de-Visistas-min
Teto-Brasil-Techo-Mapa-de-Direitos-Eco-Escutando-as-Comunidades

Escutando as comunidades (ECO)

A ECO tem o objetivo de reunir informações relevantes para que a comunidade defina as suas prioridades, desenvolva um plano de ação e realize atividades e projetos que reflitam os interesses coletivos. O questionário é aprofundado e possui mais de 190 questões, sendo aplicado com todos ou uma amostra representativa de moradores das comunidades.
Após a aplicação, os dados são sistematizados e devolvidos à comunidade juntamente com o mapeamento do território, o qual auxiliará também em cartografias sociais e atividades de planejamento urbanístico

ENQUETES DE DESIGNAÇÃO DE MORADIAS (ED)

As enquetes de designação de moradias são aplicadas nas moradias mais precárias das comunidades em que atuamos, com o objetivo de diagnosticar índices de vulnerabilidade unifamiliar e conseguir selecionar de forma coerente as famílias que serão beneficiárias dos programas de moradia da TETO. Após a aplicação do questionário são gerados relatórios de vulnerabilidades, os quais são validados em assembléia com a comunidade.

Teto-Brasil-Techo-Mapa-de-Direitos-ED-Enquete-de-Designicacao-de-Moradias

TRANSPARÊNCIA

Todas as informações apresentadas estão tratadas e protegidas em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018). Informações e dúvidas: governancadedados@teto.org.br

Teto-Brasil-Techo-Mapa-de-Direitos-Tranaparencia-min

Produzido por:

Teto-Brasil-Techo-Mapa-de-Direitos-Produzido-CentraDados