NOSSOS PROJETOS

COMO A TETO ATUA

A TETO atua através da ação conjunta dos moradores e moradoras, jovens voluntárias e voluntários e outros atores. Temos uma metodologia própria de trabalho que busca não apenas implementar soluções de moradia e habitat, reduzindo a urgência habitacional e de infraestrutura nas favelas precárias, mas também impulsionar o desenvolvimento comunitário e o trabalho conjunto.

Também faz parte do nosso DNA a mobilização e formação de um voluntariado crítico e propositivo porque entendemos que o desafio na construção de uma sociedade justa e sem pobreza necessita de uma articulação em rede, que vai além da nossa própria organização. Precisamos dar as mãos e abraçar todas e todos que queiram fazer parte dessa jornada!

PASSO A PASSO DA METODOLOGIA DA TETO

Uma sociedade justa, igualitária, integrada e sem pobreza, em que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos e deveres e tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades.

Diagnóstico

Mapeamos as favelas que se encontram em maior situação de vulnerabilidade e aplicamos uma enquete a partir da qual geramos um diagnóstico quantitativo e qualitativo que nos ajuda a guiar ações dentro e fora das comunidades.

Mesa de trabalho

Por meio de dinâmicas de grupo, elaboramos atividades de reflexão e ação e, coletivamente, desenvolvemos um plano de ação no qual identificamos a realidade que desejamos transformar e priorizamos as iniciativas a serem desenvolvidas.

Atividades

De acordo com o plano de ação, organizamos uma série de atividades. Entre elas, as construções de moradias de emergência e o desenvolvimento de projetos comunitários, como hortas, sedes, banheiros com biodigestor ou centros de captação de água da chuva.

SOLUÇÕES DE MORADIA E HABITAT

A TETO Brasil tem uma metodologia de trabalho própria, que inclui um profundo diálogo com a comunidade para a identificação dos desafios mais urgentes daquele território e dos projetos que podem apoiar sua resolução. Abaixo você vê alguns exemplos desses projetos, mas outros podem surgir de acordo com o plano de ação de cada comunidade.

Moradias de Emergência

As moradias de emergência são um dos principais projetos da TETO e atendem famílias em situação de extrema vulnerabilidade, oferecendo o mínimo de dignidade e proteção. Elas são feitas de madeira de pinus certificada pré-moldada e podem ter 18 m² ou 15 m².

O projeto da TETO prevê que as moradias fiquem suspensas por estacas de madeira, o que as protege da umidade do solo, de inundações e da entrada de animais peçonhentos. As moradias também possuem janelas, que garantem a ventilação cruzada e a entrada de luz, além de uma cobertura que proporciona mais conforto em dias de muito frio ou calor.

Sede Comunitária

A sede comunitária é um projeto que se insere dentro das atividades do processo de fortalecimento do desenvolvimento comunitário nas comunidades com as quais a TETO trabalha.

Uma sede é um elemento essencial para a organização e realização de atividades comunitárias. Ela simboliza um compromisso entre a organização e a comunidade de construir um trabalho em conjunto para o desenvolvimento local.

Diante dos impactos da pandemia de COVID-19, a sede comunitária, que já é pensada para abrigar diferentes funções, pode ser usada como postos de primeiro atendimento.

Centros de captação de água da chuva

O projeto de reservatório de água foi desenvolvido para ser acoplado às casas e moradias de emergência, além das sedes comunitárias, facilitando a limpeza do espaço e a higiene da família e evitando a contaminação e propagação da COVID-19.

Entre os materiais usados estão tubos e conexões de pvc e também uma bombona de 200 litros, que atende 5 pessoas.

HORTA COMUNITÁRIA

Exigindo apenas pneus, barbantes, algumas mudas, o projeto da horta busca garantir a autossuficiência das comunidades diante da crise de insegurança alimentar causada pelos impactos da COVID-19.

O programa global de alimentos prevê que cerca de 265 milhões de pessoas sofrerão de insegurança alimentar até o final deste ano.

Para além do combate à fome, a horta comunitária se mostra um projeto com potencial de promover, mesmo que indiretamente, o desenvolvimento das capacidades comunitárias.

Lavatório comunitário

O lavatório comunitário é um projeto feito com o objetivo de incentivar a população a fazer higiene das mãos logo ao entrar na comunidade, a fim de evitar a entrada do vírus naquele território.

O projeto também é especialmente importante para as famílias que não possuem acesso à água no espaço onde moram.

Um lavatório tem capacidade de atender 63 pessoas a cada 200 litros de água.

Refeitório comunitário

Usando como base o projeto da sede comunitária, o refeitório é capaz de atender até 40 pessoas por ciclo de refeição e tem como objetivo apoiar as comunidades diante do atual cenário de insegurança alimentar imposto pelos impactos da COVID-19.

Em uma pesquisa realizada pela TETO em parceria com a FGV-CEPESP sobre os efeitos da COVID-19 em favelas precárias, 46,5% das famílias entrevistadas relataram dificuldades para comprar comida. Um número ainda maior, de 58%, disse ter deixado de comprar alimentos que geralmente comem, em função da crise ocasionada pela pandemia.