SOBRE A TETO

Somos a TETO

Em associação com a organização internacional TECHO, presente em 18 países da América Latina, implementamos iniciativas de moradia e habitat no Brasil desde 2006, fortalecendo as capacidades para desenvolver comunidades autogeridas. Trabalhamos em conjunto com a população, gerando experiências transformadoras através do encontro.

Missão

Mobilizar o voluntariado jovem para trabalhar com senso de urgência em ação conjunta com os moradores de comunidades precárias e outros atores da sociedade, desenvolvendo soluções de moradia e habitat e fortalecendo as capacidades comunitárias.

Visão 2030

Ser uma organização que transformou a qualidade de vida de 1 milhão de pessoas que deixaram de viver em um chão de terra na América Latina e no Caribe, através da mobilização de 2 milhões de pessoas voluntárias.

 

Valores

Solidariedade

Porque é com ela que se constrói uma sociedade justa e sem pobreza.

Convicção

Porque temos a certeza de que uma sociedade melhor é possível.

Diversidade

Porque sabemos que é através da colaboração entre pessoas diferentes que nosso trabalho se torna mais potente.

Otimismo

Porque ele é à base de uma ação criativa, proativa e propositiva.

Excelência

Porque com um trabalho de qualidade alcançamos melhorias permanentes.

Propósito

 

Construir uma sociedade justa e sem pobreza.

 

Pilares

01. Fomento ao desenvolvimento comunitário

Fortalecer as capacidades comunitárias que impulsionam o exercício da cidadania, principalmente mediante a melhoria das condições de moradia e habitat e a promoção do desenvolvimento econômico e social.

02. Promoção da consciência e ação social

Envolver um voluntariado crítico e propositivo no trabalho com moradores e moradoras de assentamentos informais, para promover a participação cidadã e o exercício pleno dos direitos.

03. Incidência em política

Gerar mudanças estruturais junto com as comunidades e outros atores, para denunciar a exclusão e violação de direitos nos assentamentos informais, mediante posicionamento na agenda pública, difusão de informação relevante, elaboração de propostas concretas e fomento da participação cidadã nesses processos.

04. Desenvolvimento institucional

Melhorar continuamente nosso trabalho mediante processos transparentes, éticos, participativos e coerentes, que garantam o desenvolvimento do trabalho comunitário, à gestão de equipes, o financiamento e a informação.

ONDE ESTAMOS

No Brasil, a TETO possui seis polos de operação localizados nas cidades de: Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Juntos, eles são responsáveis por viabilizar as atividades em 7 estados brasileiros, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e São Paulo; e também a atuação da TETO no Distrito Federal.

No exterior, a TETO está presente em 18 países da América Latina e Caribe e possui ainda escritórios administrativos nos Estados Unidos e na Europa.

Linha do tempo

Em 1997, em uma comunidade em situação de vulnerabilidade em Curanilahue, no Chile, um grupo de jovens se mobilizou para, com os moradores e moradoras, reformar uma moradia e transformá-la em uma capela. No processo, perceberam como a construção permitiu que eles estabelecessem uma nova relação com a comunidade e vissem a pobreza de maneira mais profunda.

A experiência levantou o questionamento: se havia recursos e possibilidades para construir uma casa para servir como capela, por que não construir, ao lado de pessoas que viviam nas proximidades, suas moradias? E assim fizeram. 

Em 2001, a iniciativa se tornou oficialmente uma fundação sem fins lucrativos: Un techo para Chile (Um Teto para Chile) e começaram os planos para levar a experiência para toda América Latina. Em 2002 aconteceu a primeira construção no Brasil, em Recife (PE), e em 2006 a organização se estabelece formalmente no país, com sede em São Paulo.

1997
O começo de tudo

Jovens estudantes chilenos se mobilizam para apoiar comunidade em situação de vulnerabilidade na construção de suas moradias

Conheça a história da Teto

2001
Un techo para Chile

É oficialmente criada a fundação sem fins lucrativos: Un techo para Chile (Um Teto para Chile). Começam também os planos de expansão para América Latina, com a fundação de um Escritório Central e a atuação emergencial em dois países, El Salvador e Peru, à época atingidos por grandes terremotos. 

2002
Expansão na América Latina

A experiência do Chile começa a ser replicada em México, Colômbia, Equador e Brasil. Aqui, a primeira construção da história da TETO aconteceu em Recife (PE). Também é nesse ano que acontece o primeiro Encontro Latino-Americano de Voluntários

2003
Chegamos em mais países

Replica-se a metodologia de trabalho na Argentina, no Uruguai e na Bolívia

2004
Bem vinda Guatemala

Somam-se ao grupo experiências na Guatemala

2005
Un Techo para mi País

Todas as experiências e redes criadas pela América Latina são unificadas como parte da instituição: Un Techo para mi País (Um Teto para meu País)

2006
Novas sedes

A organização se estabelece formalmente no Brasil e também na Costa Rica, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, El Salvador e México. Aqui, a primeira sede foi em São Paulo (SP).

2009
Amigos da Teto

No Brasil, a TETO faz sua primeira COLETA e é fundado o programa Amigos da TETO. Neste mesmo ano, a organização se estabelece formalmente na Bolívia e também nos Estados Unidos, onde foi inaugurado um escritório focado na captação de recursos.

2010
Chegamos no Haiti

A organização chega ao Haiti, diante do terremoto que assolou o país, e se estabelece formalmente em: Honduras, Panamá e Venezuela.

2012
Nasce a Teto

Diante do seu crescimento e amadurecimento, a organização revisa seu posicionamento institucional e “Un techo para mi país” se torna TECHO, enquanto “Um teto para meu País” se torna TETO.

2013
Nova sede no RJ

TETO Brasil implementa uma sede no Rio de Janeiro (RJ).

2014
Nova sede na Bahia

TETO Brasil implementa uma sede em Salvador (BA).

2015
Nova sede no Paraná

TETO Brasil implementa uma sede em Curitiba (PR).

2018
Nova sede em MG

TETO Brasil implementa uma sede em Belo Horizonte (MG). 

2020
Teto Nordeste

A TETO Brasil em Salvador se torna TETO Nordeste e passa a gerenciar atuações nos estados da Bahia e Pernambuco

2021
Sede Centro-Oeste

TETO Brasil implementa uma sede no Centro-Oeste, com atuações previstas no Estado de Goiás e do Distrito Federal.

Reconhecimentos