Abertas as inscrições para a construção de agosto em SP!

Nos dias 16 e 17 de Agosto estaremos trabalhando ao lado de 62 famílias na construção de novas moradias de emergência nas comunidades Malvinas, São Rafael, Anita Garibaldi (em Guarulhos), Monte Belo (Itaquaquecetuba), Grilo, Jardim Maravilha (São Paulo).
As vagas para esta atividade são limitadas e já é possível se inscrever clicando AQUI ou na foto abaixo.
Lembramos que sua participação ao lado das famílias só é garantida após o envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Clique AQUI e saiba o passo a passo de como GARANTIR sua participação.
Veja mais informações no FAQ abaixo.

Dúvidas Frequentes

  • “”Quanto à Construção de agosto de 2014?””

 “”Acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto de 2014, em 6 comunidades diferentes: Monte Belo, Anita Garibaldi, São Rafael, Maravilha, Grilo e Malvinas. O trabalho será em conjunto com 62 famílias das comunidades citadas  que, após o término, terão moradias mais dignas para viver e continuar com um trabalho de desenvolvimento comunitário, rumo à habilitação social.  A viabilidade desta construção acontece graças às parcerias com as empresas Votorantim Metais, Telefonica, Goldman Sachs, Casas Bahia, DHL, Banco Mercedes-Benz e Burson. Contamos também com a participação de Colégios que juntos, custearam 9 casas. São eles: Saint Nicholas, Saint Pauls, Carandá, Pio XII e Santa Cruz. Juntamente com os voluntários universitários, construirão 62 casas neste final de semana. Contribuindo assim para o desenvolvimento comunitário nas 6 comunidades citadas anteriormente””

  • “Existe algum custo para participar como voluntário?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

“Sim, cada voluntário deve contribuir com uma doação para ajudar a custear a construção. Os voluntários inscritos receberão informações para realizar o pagamento antecipado, no valor mínimo de R$35,00. Cada voluntário deve enviar o comprovante de pagamento para o seguinte email: inscricoes.brasil@teto.org.br. A participação do voluntário só será validada a partir do pagamento da taxa de inscrição. Após a inscrição você receberá um e-mail automático com um formulário para preencher, caso necessite de isenção deste pagamento.”
http://bit.ly/ConstrucaoAgosto2014-Isencao

  • “A que se refere a taxa de inscrição? Quais custos ela cobre efetivamente?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

“A taxa de inscrição cobre gastos com transporte, camisetas e alimentação dos voluntários. Grande parte dos alimentos é proveniente de doações, mas não conseguimos arrecadar 100% dos alimentos e material de limpeza necessários, principalmente em construções grandes como essa.”

  • “Como funciona o pagamento antecipado da taxa de inscrição?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “O voluntário se inscreve primeiramente para a construção e em seguida receberá um e-mail de confirmação com as informações detalhadas para contribuir com o pagamento de R$35,00 que ajuda a custear a construção. O pagamento deve ser feito de forma antecipada em nossa conta bancária e o comprovante enviado a inscricoes.brasil@teto.org.br. Pedimos que a contribuição seja efetuada o mais rápido possível para auxiliar nos custos e despesas operacionais. Por isso, daremos preferência aos voluntários que realizarem o pagamento antecipado, ou seja, já se comprometerem com a construção. A inscrição só é validada com o pagamento da taxa de inscrição, caso seja atingindo o número necessário de voluntários que pagaram iremos encerrar as vagas e não será mais possível garantir sua vaga na construção. Temos um limite de 200 vagas nesta construção. Em caso de desistência não será feito o reembolso da taxa de inscrição. A vaga é pessoal e instransferível. E também não garante participação para outros eventos.

Além de enviar seu comprovante por e-mail, guarde-o e leve no dia da construção, pois prova que você já pagou a taxa de inscrição. Lembre de checar sua caixa de spam após a inscrição, pode ser que nossos e-mail sejam direcionados para esta pasta!”

  • “Há algum tipo de desconto ou isenção na taxa de inscrição?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Sim. Após a inscrição você receberá um e-mail automático em que terá um formulário para ser preenchido caso você necessite da isenção.”

http://bit.ly/ConstrucaoAgosto2014-Isencao

  • “Sou AMIGO DO TETO (Ex- Plano de Sócios). Como funciona?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Preencha o formulario dos AMIGOS DO TETO.

http://bit.ly/ConstrucaoAgosto2014-AMIGOS-DO-TETO
Caso tenha qualquer dúvida ou sugestão, pedimos que escreva um e-mail para: amigos.brasil@teto.org.br. “

  • “Preciso participar de alguma reunião prévia? Vi umas datas de reuniões de apresentação no site, elas são obrigatórias?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Não. Essas reuniões são para apresentar o projeto para voluntários que desejam trabalhar em projetos/áreas dentro do escritório ou em equipes fixas de comunidades e/ou Habilitação Social. Para construir não é pré-requisito ter participado das reuniões.”

  • “Posso participar de apenas um dia da Construção? Posso ir e voltar para minha casa durante a ação?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Não. O processo de construção é também uma ação formativa. Após toda a jornada de trabalho, os voluntários se reúnem na escola para discutir o que foi vivenciado durante o dia, trocar experiências e debater sobre a realidade que encontraram. Além disso, estarem todos concentrados em um mesmo lugar também demonstra compromisso com a ação e facilita uma série de questões logísticas, uma vez que começamos o dia bem cedo.”

  • “Posso chegar depois? Posso ir embora antes?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

“Não. A atividade dura dois dias e duas noites e ela não será bem aproveitada se não for vivenciada por inteiro. Além disso, como estaremos com centenas de voluntários, não é possível realizar um controle das equipes se houver muitas pessoas chegando e saindo em momentos diversos.”

  • “Posso ficar na mesma escola do meu amigo (a), irmão (ã), namorado (a), etc.?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014

 “Como seremos muitos, por questões logísticas, os voluntários vão ser separados de forma aleatória. Muitos voluntários participarão de uma atividade do TETO pela primeira vez. Portanto, não é garantido que vocês fiquem na mesma comunidade/equipe. Você terá a chance de conhecer novas pessoas que estarão lá pelos mesmos ideais que você.”

  • “Existe restrição de idade? Não sou universitário, posso participar?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Nosso foco é o trabalho com jovens entre 18 e 30 anos de idade. Voluntários nesta faixa etária poderão participar da construção. Para participar desta atividade o voluntário precisa ter já 18 anos completos. Para quem está acima desta faixa etária, há outras maneiras de colaborar: http://www.techo.org/paises/brasil/participe/. ”

  • “Como são escolhidas as comunidades em que trabalhamos?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Ao longo de nosso trabalho, buscamos trabalhar com comunidades  que vivem em um alto grau de precariedade com casas feitas de restos de madeira, papelão, lonas, etc. e sem acesso a um dos três serviços básicos (água, luz e saneamento básico). Nesta construção, trabalharemos em conjunto com 6 comunidades: São Rafael, Maravilha, Anita Garibaldi, Malvinas, Monte Belo, e Grilo.”

  • “O que levar para a construção?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

“Recomendamos que NÃO levem uma mala muito grande para a atividade, pois temos restrição de espaço nas escolas onde dormiremos e nos ônibus que farão nosso transporte.

Anote os itens básicos para levar para atividade:

  • Coisas para dormir: colchonete ou colchão inflável, saco de dormir, cobertor, etc.

  • Roupas confortáveis e que possam sujar (e eventualmente estragar); capa de chuva; bota galochas ou tênis fechado confortáveis e impermeáveis. Fará frio, lembrem-se dos agasalhos também! É obrigatório o uso de calça jeans!

  • Barrinhas de cereal (se quiserem, para quando der fome entre as refeições principais).

  • Talheres e prato.

  • Lenços umedecidos (Não tomamos banho na escola, devido a constante falta de água e luz. Evitando desperdício, e economizando tempo durante a construção)

  • Repelente e protetor solar, bonés e chapéus.

  • Remédios de uso cotidiano.

  • É necessário estar com as vacinas em dia, principalmente a de tétano.

O que preciso levar para construir?

  • Capa de Chuva

  • Luvas (obrigatório!)

  • Calça jeans (obrigatório!)

  • Trena – se tiver uma com 8 metros ou mais, melhor. Se só tiver uma trena menor, também serve! – (importante)

  • Outras ferramentas que tiver, como chave de fenda/phillips.

  • Martelo (importante)

  • Kit Pintura (Pincéis, rolos e bandeja – durante a pintura da casa, no dia 23/08/2014)

Apenas luvas e calça jeans são obrigatórios, os outros itens, caso os tenha, é interessante levar para a construção, principalmente os itens “”importantes””.

Leve somente o necessário! Lembrem-se que o espaço é limitado tanto no transporte quanto no alojamento! “

  • “Como vai funcionar o transporte, alojamento e alimentação?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Durante toda a duração da atividade, você terá transporte, alojamento e alimentação garantidos. No dia  15/08 à noite (sexta-feira) as 20h, os voluntários se encontrarão em um local a ser definido (São Paulo). Realizaremos o cadastramento dos voluntários, a abertura da construção e por volta das 22h partiremos em ônibus contratados para as comunidades onde trabalharemos. Nós ficaremos alojados em escolas públicas próximas às comunidades atendidas. Na escola, serão servidos o café da manhã e o jantar. O almoço será feito nas comunidades, pelas famílias, com comida fornecida pelo TETO.”

  • “Não tenho experiência de construção. Haverá alguma capacitação?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Sim, na própria construção é realizada uma breve capacitação para os voluntários. Além disso, cada equipe de construção contará com dois líderes experientes que serão responsáveis por ensinar os voluntários a construir.”

  • “Onde e quando nos encontraremos para ir para a comunidade?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

“Na noite de Sexta, dia 15/08/14, nos encontraremos em São Paulo , logo informaremos o horário e local. Ao final da construção, no dia 17/08/14 – domingo à noite, os ônibus nos deixarão de volta em um local próximo a uma estação de metrô (Com local a definir).”

  • “Já me inscrevi, mas não recebi nenhum e-mail. Como saber se estou inscrito?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

 “Verifique sua caixa de spam (lixo eletrônico) e se sua caixa não está cheia. Certifique-se de que cadastrou seu e-mail corretamente. Recomendamos que adicione voluntariado.brasil@teto.org.br e inscricoes.brasil@teto.org.br a sua lista de contatos como seguros.”

  • “Não vou poder participar da Construção. Posso ajudar de alguma outra maneira?” (TECHO – Brasil, Pagina do site sobre duvidas frequentes – Dominio: www.teto.org.br, São Paulo, 2014)

“Sim, você pode participar como voluntário de outras atividades realizadas pelo TETO e/ou ajudando o projeto com doações. Para conhecer outras maneiras de colaborar com o TETO entre em http://www.teto.org.br.”

Share this post