VOLUNTARIADO NA TETO

O trabalho em conjunto entre os moradores e moradoras das comunidades e jovens voluntários e voluntárias é a base da atuação da TETO e a chave para a construção de um país, e uma América Latina, justa e sem pobreza.

Existem várias formas de fazer parte do nosso voluntariado. Conheça todas elas aqui e, se tiver interesse e disponibilidade, se inscreva na que acredita ser a mais adequada para você.

Juntas e juntos podemos transformar a realidade das favelas mais precárias e invisíveis da América Latina.

COMO FAZER PARTE

Voluntariado
Permanente

A ação voluntária é a base do trabalho da TETO e pode ir muito além da participação em atividades pontuais. Temos equipes voluntárias permanentes, que atuam regularmente no desenvolvimento de diferentes projetos em comunidades precárias e/ou nas áreas de suporte da TETO, como comunicação, captação de recursos e formação voluntária.

Para fazer parte de uma dessas equipes, demonstre seu interesse preenchendo o formulário e garanta o convite para o próximo Ciclo de Voluntariado. Eles costumam acontecer duas vezes ao ano. As vagas disponíveis variam de acordo com a localidade.

Ao passar pela seleção, você se compromete em desenvolver um trabalho de, no mínimo, seis meses, em uma ou mais áreas da organização, com uma dedicação média de 6 a 8 horas semanais.

voluntariado que atua em projetos de favelas precárias
voluntariado que ajuda em construção de moradia

Voluntariado
Pontual

É possível atuar pontualmente como voluntária ou voluntário da TETO participando de uma ou mais de nossas atividades, entre elas as construções de moradias de emergência e de projetos comunitários ou de campanhas como a COLETA.

Essas atividades demandam inscrições pontuais, que devem ser realizadas através dos formulários compartilhados nos perfis de Instagram de cada região

Doadores e doadoras recorrentes, que fazem parte do programa Amigos da TETO, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição das atividades a partir do 3º mês. É a nossa forma de agradecer pelas contribuições realizadas! Para se tornar um doador, clique aqui.

Voluntariado
Corporativo

Voltada para grupos de pessoas que trabalham na mesma empresa, as ações de voluntariado corporativo acontecem durante as construções de moradias de emergência e envolvem, além da participação no evento em si, encontros formativos para orientações e reflexões sobre o poder do trabalho em equipe e a realidade das favelas precárias.

Trata-se de uma ferramenta de impacto triplo, com benefícios para a empresa, para seus funcionários(as) e, principalmente, para as comunidades mais precárias e invisíveis do país. Mediante um investimento social, a empresa parceira pode mobilizar colaboradores e colaboradoras em uma atividade de transformação e uma experiência única de team building.

As empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a TETO através do formulário de parcerias corporativas.

ações de voluntariado corporativo
voluntariado em grupos escolares

Voluntariado
Com colégios

Voltado para a participação de grupos escolares, as ações de voluntariado com colégios acontecem durante as atividades massivas da TETO, como as construções de moradias de emergência e a COLETA, uma campanha de arrecadação, mobilização voluntária e denúncia sobre a realidade das favelas precárias. Além da participação nos eventos em si, conta com espaços formativos de troca entre colegas de escola e moradores e moradoras das comunidades.

Grupos interessados devem mandar e-mail para: info.brasil@teto.org.br

Devido à pandemia de COVID-19, nossas

atividades tiveram que ser adaptadas.

As construções e outras atividades pontuais estão acontecendo com
grupos reduzidos e seguindo rígidos protocolos de segurança.

O QUE SIGNIFICA VOLUNTARIADO

Ter participado da ação da TETO foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Fiquei encantada com toda a organização e preocupação com a comunidade. O estreitamento de laços, o respeito e a energia boa me comoveram ainda mais. Depois dessa experiência, não sou mais a mesma pessoa. Eu me tornei mais forte, agradecida e solidária. Sem falar que o voluntariado corporativo é uma oportunidade de ver com clareza a importância do trabalho em equipe. Vamos juntos, transformando vidas!

Mariana Almada

Analista de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau

Gosto de afirmar que a TETO abriu meus olhos para demandas internas e externas. Fui transformada e transformei. Trabalho diretamente nas comunidades, com visitas semanais, e vejo realidades diversas que me colocam sempre em um lugar de questionamento e inquietação. Após as experiências no voluntariado, não há como deixar a vulnerabilidade de famílias passar despercebida. Eu as respeito muito mais, as considero e, principalmente, as enxergo dentro das suas humanidades.

Laura Anjo Neves

Voluntária da Teto há 3 anos