Moradores do Spama se unem para fazer encanamento de água na comunidade

No sábado, dia 9/05, o que era para ser uma visita comum da equipe de voluntários na comunidade Spama (zona oeste de São Paulo), se tornou algo surpreendente. O que os voluntários encontraram na tarde daquele dia foi realmente incrível.

Os voluntários que participaram da visita foram surpreendidos pelos moradores do Spama realizando um mutirão para fazer o encanamento para o abastecimento de água.

Semelhante a mobilização de um final de semana de construção de moradias do TETO, os moradores estavam unidos, cavando valas e passando os canos que foram utilizados para ligar o abastecimento de água na comunidade. E as surpresas não acabam por aqui. Em conversa com a equipe fixa, Hélio, um dos representantes ativos da comunidade, disse que esse trabalho surgiu da iniciativa coletiva dos próprios moradores. O morador que queria dispor de água em sua casa, devia comprar os canos, além de participar do mutirão obrigatoriamente.

Semanas antes do mutirão, a dívida que a comunidade tinha e impedia o abastecimento de água foi quitada pelos moradores. E agora, a cada mês, ocorrerá uma arrecadação entre eles para o pagamento do serviço.

Acreditamos que essa situação trará ainda mais convicção no sucesso desse trabalho. Os voluntários da equipe devem ficar ainda mais motivados para seguir trabalhando pelo desenvolvimento comunitário junto aos moradores do Spama.



 
 

Share this post