O direito à cidade em pauta no II Fórum Nacional de Cidadania e Pobreza no RJ

No dia 23 de outubro, o TETO realizará o II Fórum Nacional de Cidadania e Pobreza. Além de ser uma lembrança ao Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, comemorado no dia 17 deste mês, o evento irá fomentar o debate sobre o Direito à Cidade, trazendo como referência outros dois eventos que também ocorrerão ao longo do mês: eleições municipais e Habitat III.

No Estado do Rio de Janeiro, o II Fórum ocorrerá no dia 23, em Duque de Caxias, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola e na Praça do Pacificador, das 10h às 18h. Em breve mais informações sobre as demais sedes em que o TETO está: São Paulo, Bahia e Paraná.
Na Biblioteca, ocorrerão três mesas de discussão: “Crise Política Nacional e os retrocessos de direitos nas favelas” abordará como o cenário político federal atinge as comunidades e quem são os maiores prejudicados. “Nova Agenda Urbana (Habitat III)” buscará debater como o trabalho do TETO e demais organizações parceiras dialogam com essa nova agenda internacional. Na terceira mesa, a conversa será sobre “Eleições Municipais”, sob a ótica de que forma o voto para prefeito e vereadores pode mudar – ou não – a perspectiva da favela.
O objetivo do Fórum é fomentar o debate sobre o Direito à Cidade e sua relação com a pobreza e a desigualdade no Brasil. Também, ocorrerão atividades culturais como música, poesia, arte e saraus. Os/as moradores/as das comunidades em que o TETO atua também participarão do encontro com a força e a potencialidade que existem em suas regiões.
No Rio de Janeiro, o TETO atua nas comunidades Jardim Gramacho, Vila Beira Mar e Parque das Missões, em Duque de Caxias, Portelinha, Canal do Anil, e Vila Kennedy, na Zona Oeste da Capital.

SERVIÇO:
Duque de Caxias, RJ
Data: 23 de outubro
Horário: Das 10h às 18h
Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola (Centro Cultural Oscar Niemeyer – Praça do Pacificador, s/n, Centro – Duque de Caxias/RJ)


Share this post