Relatório de Atividades 2020

Olá a todos e todas!

2020 foi um ano que vamos continuar digerindo e processando por muito tempo. A verdade é que a perda de milhares de vidas, o aumento da fome no Brasil, os despejos de milhares de pessoas, entre muitos outros acontecimentos, não são fatos que simplesmente apagamos das nossas memórias. E talvez isso seja algo positivo.

Apesar de se falar habitualmente que, em momentos difíceis, devemos ser fortes e resistentes, acredito que 2020 exigiu de nós mais do que força e resistência.

• Quando nos vimos isolados: viveu-se a vulnerabilidade.
  • Quando nos vimos ansiosos: foi necessário paciência.
  • Quando nos vimos com medo: compaixão e coragem.
  • Quando encaramos olhos nos olhos tanta incerteza: compreendemos o sentido da coletividade.

Você já ouviu falar nos “DOCES” da TETO? Não, não estou falando de açúcar, mas talvez os “doces” da TETO também nos ajudem com o gosto amargo que 2020 deixou. Os DOCES de que estou falando são os nossos cinco valores — que, mais do que respostas concretas, são ferramentas do “como”.

São ferramentas que, em vez de buscar respostas fechadas, nos permitem fazer perguntas cada vez melhores para os desafios gigantes do Brasil.

Usando e abusando dos nossos valores — Diversidade, Otimismo, Convicção, Excelência e Solidariedade 2020 não conseguiu parar nem as favelas do Brasil, nem a nossa organização.

Os nossos valores não nos impedem de errar, nem de cair, nem de ficarmos angustiados, no entanto, foram as ferramentas — além dos martelos, cavadeiras e alavancas — que o nosso voluntariado, as moradoras e moradores e a nossa equipe contratada utilizaram num dos anos mais desafiadores da história da nossa organização.

1. Fortalecemos a nossa diversidade quando enriquecemos nosso trabalho através da colaboração entre pessoas diferentes. Quando fisicamente longe uns dos outros, criamos novas formas de cruzar rios, construindo pontes onde antes não sabíamos ser possível.
  2. Nós nos apoiamos no otimismo uns dos outros quando, por momentos, duvidamos ser possível transformar uma campanha que era historicamente para moradias de emergência, na maior campanha de embaixadores em prol de um fundo comunitário (o FunTETO) que investe nos territórios mais invisibilizados da nossa sociedade (a favela), atendendo as necessidades mais urgentes durante a pandemia da COVID-19.
  3. Levamos a nossa convicção para muito além do que alguma vez tínhamos feito, aumentando a nossa presença através da denúncia e da mobilização pela nossa causa em espaços virtuais, levando histórias fortes e verdadeiras das comunidades para todas e todos conhecerem.
  4. Miramos na excelência quando escutamos as lideranças comunitárias e percebemos que precisávamos nos adaptar. Frente aos novos projetos comunitários, criamos grupos de trabalho entre os estados em que atuamos e, juntas e juntos, desbravamos novos jeitos de fazer, testando de forma destemida o que ainda não conhecíamos.
  5. E, por fim, praticamos a nossa solidariedade, nos inspirando e trocando com as pessoas na linha de frente da pandemia, os moradores e moradoras das favelas. Através do nosso voluntariado, buscamos, lado a lado das comunidades a superação da vulnerabilidade, exacerbada pela pandemia.

O DNA da TETO é a transformação através da ação e reflexão — a práxis — de não se contentar com a realidade injusta e desigual do nosso país.

Se o Brasil se encontra na situação atual, é porque a pandemia da COVID-19 enalteceu as entranhas do sistema desigual que há tempos se perpetua por aqui.

A TETO não se propõe a solucionar sozinha os grandes desafios da nossa sociedade, por isso mesmo, convidamos organizações da sociedade civil, voluntariado, órgãos governamentais e empresas do setor privado a se comprometerem a trabalhar ativamente para desmantelar o sistema que perpetua as desigualdades, praticando a diversidade, o otimismo, a convicção, a excelência e a solidariedade.

Precisamos atuar com coragem e por meio do coletivo, para que todas e todos possam fazer frente a esta sociedade baseada em privilégios, construindo uma sociedade de direitos e deveres, justa e sem pobreza.

Juntas e juntos somos mais! Vamos!

Saiba mais no Relatório de Atividades 2020.

Abraços fortes,

Camila Jordan – Direção Executiva da TETO Brasil.