Voluntário da Bahia: participe da Detecção Massiva!

Nos dias 27/02 a 01/03 faremos a primeira Detecção Massiva na cidade de Salvador, na comunidade Vila Esperança, em Pau da Lima. Será o nosso primeiro evento massivo desse ano e a primeira detecção.

A Detecção Massiva é o momento no qual entrevistamos as famílias e podemos conhecer melhor a realidade em que elas vivem. O resultado desses questionários socioeconômicos é fundamental para darmos continuidade aos trabalhos na nova comunidade.

Link para inscrição: http://bit.ly/1503DMBA
Se inscreva, faça seu pagamento e participe!
Dúvidas entre em contato com info.ba@teto.org.br
 
PERGUNTAS FREQUENTES
O que é uma Detecção Massiva?
A Detecção Massiva (DM) é uma oportunidade única na qual os voluntários irão conhecer e conversar com as famílias de toda comunidade, através da aplicação de enquetes (questionário socioeconômico) que nos ajudam a conhecer mais sobre aquelas pessoas e, posteriormente, gerar um diagnóstico que será apresentado à comunidade. Assim, começa nosso trabalho para implementar o projeto de moradias de emergência e outros projetos de desenvolvimento comunitário.

É possível encontrar vocês diretamente no alojamento?
Não. Iremos todos nos encontrar em um ponto de encontro em Salvador, do qual partiremos em seguida para a atividade na comunidade.
Ponto de Encontro:
Data: 27/02 (sexta feira)
Horário: 19h00
Local: Escritório do TETO, Rua Quintino de Carvalho, 198 – Jd Apipema (Rua da delicatessen Apipão/ transversal da Av. Prof. Sabino Silva)
Existe algum custo para participar da atividade?
Cada voluntário inscrito precisa contribuir com R$ 35,00 para custear parte das despesas operacionais. Lembramos que para todos os eventos a inscrição só é validada após o envio do comprovante para o email do TETO (info.ba@teto.org.br). É possível solicitar isenção do pagamento e AMIGOS DO TETO não pagam (para mais informações acesse teto.org.br/amigos).
A que se refere a taxa de inscrição? Quais custos ela cobre efetivamente?
A taxa de inscrição cobre gastos com transporte, alimentação e camisetas. Ainda que boa parte do alimento seja proveniente de doação, não é garantido que sempre conseguiremos a quantia necessária a ser utilizada no evento.
Qual o limite de vagas para a DM?
Para este evento, temos um limite de 80 vagas.
Preciso participar de alguma reunião de apresentação prévia?
Não. Essas reuniões são para apresentar o projeto para voluntários que desejam trabalhar em áreas do escritório. Para a DM não é considerado pré requisito ter participado das reuniões.
Posso participar de apenas um dia da DM? Posso ir e voltar para minha casa durante a ação?
Não. Toda a atividade da DM é também uma ação formativa. Após toda a jornada de trabalho, os voluntários se reúnem na escola para discutir o que foi vivenciado durante o dia, trocar experiências e debater sobre a realidade que encontraram. Além disso, estarem todos concentrados em um mesmo lugar também demonstra compromisso com a ação e facilita uma série de questões logísticas, uma vez que começamos o dia bem cedo.
Existe restrição de idade? Não sou universitário, posso participar?
Nosso foco é o trabalho com jovens entre 18 e 30 anos de idade. Para quem está abaixo, terá de ter um mínimo de 16 anos e levar assinado um termo de responsabilidade pelos responsáveis, disponibilizado pelo TETO (para adquirir esse documento entre em contato através do email: info.ba@teto.org.br).
Como são escolhidos os assentamentos em que trabalhamos?
Ao longo de nosso trabalho, buscamos assentamentos que vivem em um alto grau de vulnerabilidade, com casas feitas de restos de madeira, papelão, lonas, etc. e sem acesso a um ou mais dos três serviços básicos (água, luz e saneamento básico). A área de Detecção e Designação faz um levantamento destes locais, os visitam, elaborando um relatório inicial sobre o assentamento que indicará se podemos futuramente trabalhar naquele local.
Será permitido tomar banho?
Não. Grande parte dos locais nos quais desenvolvemos nosso trabalho, há intermitência no serviço de abastecimento de água, o que faz com que muitas vezes falte água até mesmo para atividades corriqueiras, como fazer a alimentação e usar o banheiro. Assim sendo, no fim de semana do evento, o banho NÃO será permitido.
O que levar para a DM?
Não levem uma mala muito grande para a atividade, pois temos restrição de espaço nas escolas onde dormiremos e nos ônibus que farão nosso transporte. Anote os itens a serem levados:
O que vou utilizar na DM? (Imprescindíveis)
● Prancheta e caneta
● Mochila (para carregar pertences durante o dia)
● Trena – mínimo 7,5m
● Garrafa de 1,5L água ou outro container de água próprio
● Disposição!

ROUPA
● TênisFechado (Sapatilha não se classifica)
● Calça Jeans
● Bota / Galocha
● Boné / Chapéu
● Chinelo
● Capa de Chuva / Guarda Chuva
DOCUMENTOS
● RG/ CPF
● Plano de Saúde
● Dinheiro
● Carteira de Motorista (CNH)
● Endereço do ponto de encontro
CONFORTO
● Colchonete / Colchão Insuflável / Saco de Dormir
● Bomba de ar
● Prato, Talheres e Caneca
● Sacola plástica
● Barra de cereal / biscoito
● Papel Higiênico
● Desodorante
SAÚDE
● Lenço umedecido
● Medicamentos de Prescrição
● Repelente e Protetor solar
● Absorvente
● Escova + Pasta de dente
Não tenho experiência. Haverá alguma capacitação?
Não há problema e fique tranquilo! Haverá uma capacitação no sábado de manha onde lerão a enquete e serão posteriormente divididos e alocados aos seus líderes de zona. Cada voluntário fará a aplicação de enquete com a sua dupla e poderá sempre tirar dúvida com o seu líder.
Onde e quando nos encontraremos para ir para a comunidade?
Data: 27/02 (sexta feira)
Horário: 19h
Local: Escritório do TETO, Rua Quintino de Carvalho, 198 – Jd Apipema (Rua da delicatessen Apipão/ transversal da Sabino Silva)
Voltaremos no domingo no final do dia para o mesmo lugar.
Finalmentes…
Os voluntários do TETO serão durante toda a atividade da DM porta vozes do nosso trabalho, por isso é muito importante que leiam sobre o que é o TETO, como trabalhamos e que tirem todas as dúvidas com os líderes ou STAFF presente durante a DM. Quaisquer dúvidas que possam ter, entre em contato com: info.ba@teto.org.br.
Clique aqui para acessar o nosso site e ler sobre a nossa Missão e Valores e clique aqui para outras dúvidas a respeito do modelo de trabalho do TETO.
Lembre de verificar a sua caixa de spam após a inscrição, pode ser que nossos emails sejam direcionados para esta pasta!
Muito obrigado. 
Contamos com a presença de vocês!

Share this post