Conheça o trabalho das equipes de comunidade nas Mesas de Trabalho

O TETO tra­balha junto com os mo­ra­dores de as­sen­ta­mentos pre­cá­rios vi­sando ar­ti­cular, mo­bi­lizar e exe­cutar ações que de­sen­volvam a co­mu­ni­dade. Parte de nossa in­ter­venção com essas fa­mí­lias é com a área de Gestão Comunitária. Leia abaixo mais in­for­ma­ções para en­tender o que é e como fun­ciona essa etapa de tra­balho!

O que são as Mesas de Trabalho?
Mesas de Trabalho são instâncias de tra­balho em que vo­lun­tá­rios do TETO se reúnem com mo­ra­dores, cons­tan­te­mente vi­sando, juntos, iden­ti­ficar as prin­ci­pais ne­ces­si­dades da co­mu­ni­dade e so­lu­ções con­cretas para elas. A me­to­do­logia é ba­seada no de­sen­vol­vi­mento de ca­pa­ci­dades dos mo­ra­dores e en­vol­vidos no pro­jeto. A ideia é tra­ba­lhar per­ma­nen­te­mente, em con­junto com os mo­ra­dores, com base em quatro eixos: par­ti­ci­pação e or­ga­ni­zação, iden­ti­dade, au­to­gestão e redes de apoio.

Como fun­ciona o tra­balho da equipe de comunidade?
A equipe da co­mu­ni­dade, com­posta por dois co­or­de­na­dores e vo­lun­tá­rios, se reúne se­ma­nal­mente com a co­mu­ni­dade em es­paços de diá­logos, as Mesa de Tra­balho. Nessas ins­tân­cias o grupo ela­bora dinâmicas de olhar participativo que visam identificar quais os reais planos da comunidade e de­sen­volve di­fe­rentes pro­jetos de acordo com as de­mandas iden­ti­fi­cadas, sempre de maneira horizontal e participativa com os moradores.
Além desses pro­jetos, o TETO também de­sen­volve al­guns pro­gramas que estão dis­po­ní­veis para as co­mu­ni­dades. Al­guns exem­plos são os pro­gramas de: For­mação de Li­de­ranças Co­mu­ni­tá­rias e de Edu­cação.

Qual é o ob­je­tivo da Equipe de Comunidade?
O ob­je­tivo da equipe é apoiar co­mu­ni­dades que vivem em ex­trema po­breza a se de­sen­volver e serem au­to­ges­ti­o­na­rios para assim, con­se­guirem rei­vin­dicar seus di­reitos e me­lhorar sua qua­li­dade de vida.

Como eu faço para par­ti­cipar como vo­lun­tário?
Qual­quer pessoa pode ser vo­lun­tário de uma Equipe de Comunidade. Se você tiver in­te­resse em par­ti­cipar, envie um email para daniel.quintero@teto.org.br e ma­ni­feste seu in­te­resse.

Qual é a carga ho­rária de vo­lun­tá­rios na Equipe de Comunidade?
A carga dos vo­lun­tá­rios de Equipes de Comunidae varia de 4 à 8 horas se­ma­nais além de uma vi­sita se­manal à co­mu­ni­dade, de­pen­dendo da área de atu­ação. O tra­balho exige uma pre­sença per­ma­nente nas co­mu­ni­dades, dessa ma­neira pe­dimos que os vo­lun­tá­rios se com­pro­metam a par­ti­cipar du­rante um pe­ríodo su­fi­ci­ente para fazer a di­fe­rença, entre 4 e 6 meses.

Eu pre­ciso ter al­guma ex­pe­ri­ência para par­ti­cipar como vo­lun­tário?
Não. Para ser vo­lun­tário de Equipe de Comunidade é ne­ces­sário apenas tempo para ir à co­mu­ni­dade e com­pro­me­ti­mento.

Qual o cri­tério de se­leção das comunidades?
Hoje em dia, as co­mu­ni­dades em que existem equipes, são aquelas onde o TETO já atuou com a cons­trução de casas de emer­gência. Nos pre­o­cu­pamos em co­meçar o tra­balho em co­mu­ni­dades onde já existem vo­lun­tá­rios en­ga­jados ou vo­lun­tá­rios que vivem pró­ximos à ela, para que o tra­balho seja sus­ten­tável. Nós também le­vamos em con­si­de­ração a lo­ca­li­zação das co­mu­ni­dades, o tipo de mo­bi­li­zação já exis­tente, a re­lação que o TETO tem com a co­mu­ni­dade, entre ou­tros cri­té­rios. No fu­turo não des­car­tamos a pos­si­bi­li­dade de tra­ba­lhar em co­mu­ni­dades onde não houve cons­trução do TETO.

Quais pro­jetos são de­sen­vol­vidos na co­mu­ni­dade?
O TETO, juntamente com as equipes e os moradores, atua de duas ma­neiras: os pro­jetos co­mu­ni­tá­rios e a in­ter­venção pro­gra­má­tica. Os pro­jetos que são de­sen­vol­vidos na co­mu­ni­dade de­pendem das de­mandas que são di­ag­nós­ti­cadas ao longo do tra­balho em con­junto. Al­guns exem­plos de pro­jetos que já foram re­a­li­zados na Amé­rica La­tina e no Brasil são: Pa­vi­men­tação de vi­elas, Ci­nema na co­mu­ni­dade, cons­trução de fossas eco­ló­gicas, cons­trução de qua­dras po­li­es­por­tivas, pas­seio de cri­anças ao museo, horta comunitária, entre ou­tros. As in­ter­ven­ções pro­gra­má­ticas são pro­gramas ela­bo­rados pelo TETO e que estão à dis­po­sição da co­mu­ni­dade. No Brasil es­tamos de­sen­vol­vendo o tra­balho com os pro­gramas de For­mação de Li­de­ranças Co­mu­ni­tá­rias e de Edu­cação.

Existe equipe de comunidade apenas em co­mu­ni­dades onde o TETO já cons­truiu?
Hoje em dia, sim. O tra­balho da equipes de comunidade tenta dar pri­o­ri­dade às co­mu­ni­dades em que o TETO já cons­truiu pois acre­di­tamos que todo o tra­balho faz parte do mesmo pro­cesso. Além disso, nas co­mu­ni­dades onde já houve cons­trução, existe um vín­culo im­por­tante para o tra­balho. Mas, a partir de 2015, estamos dando inicio ao trabalho em comunidades onde o TETO nunca trabalhou com construção também.

Existe o en­vol­vi­mento do go­verno no tra­balho das Mesas de Trabalho?
Acre­di­tamos for­te­mente na ar­ti­cu­lação e no tra­balho con­junto. Nós bus­camos ajudar os mo­ra­dores em se ar­ti­cular com todos os atores (li­de­ranças lo­cais, as­so­ci­a­ções, ONGs, en­ti­dades, etc.) que existem em suas co­mu­ni­dades e que possam ajudar nos ob­je­tivos que buscam al­cançar. Assim, bus­camos ar­ti­cular com o poder pú­blico ao má­ximo quando per­ce­bemos que é ne­ces­sário e, prin­ci­pal­mente, quando se trata de pro­blemas es­tru­tu­rais que per­pe­tuam a ex­clusão.

Quanto tempo duram os pro­jetos?
O trabalho realizado nas Mesas de trabalho é  um tra­balho de longo prazo e ter­mina quando os ob­je­tivos pro­postos pela co­mu­ni­dade forem al­can­çados ou quando a co­mu­ni­dade já não ne­ces­sita do nosso apoio. Os pro­jetos ela­bo­rados pelos mo­ra­dores são mais pon­tuais e duram em média 6 meses a 1 ano.

Como eu posso acom­pa­nhar o tra­balho das Equipes de Comunidade?
Você pode acom­pa­nhar a evo­lução do tra­balho entre vo­lun­tá­rios e moradores nos se­guintes ca­nais:
– Fa­ce­book: www.facebook.com/tetobra
– Site do TETO: www.teto.org.br
– Vi­rando um AMIGO DO TETO e re­ce­bendo um bo­letim pe­rió­dico: http://bit.ly/1hUQJ1h

Posso su­gerir pro­jetos?
Sim. A su­gestão de pro­jetos, con­tatos e ideias é muito im­por­tante para a área. As sugestões podem ser encaminhadas para daniel.quintero@teto.org.br Além disso, os di­re­tores estão sempre à dis­po­sição no es­cri­tório. Vale res­saltar que qual­quer su­gestão e ideia po­derá ser le­vada à co­mu­ni­dade mas será posta em prá­tica apenas com a va­li­dação dos mo­ra­dores.

Como trazer as instâncias de Mesas de Trabalho para minha co­mu­ni­dade?
Nas co­mu­ni­dades onde o TETO atua existe uma equipe fixa que se reune se­ma­nal­mente com os mo­ra­dores da co­mu­ni­dade. Qual­quer pessoa que tiver in­te­resse pode par­ti­cipar dessas reu­niões, propor ideias e buscar os pro­gramas. Para co­mu­ni­dades onde o TETO ainda não pro­move esse tipo de tra­balho, pe­dimos para que en­trem em con­tato com o es­cri­tório do TETO para po­dermos ve­ri­ficar as pos­si­bi­li­dades.

Sou uma or­ga­ni­zação e tenho in­te­resse em fazer uma par­ceria com as Equipes de Comunidade. Como eu faço?
O tra­balho das equipes com os moradores é muito fle­xível e, por isso, as par­ce­rias também podem ser muito di­fe­rentes. Toda or­ga­ni­zação que tiver in­te­resse em fazer uma par­ceria com Ha­bi­li­tação So­cial ou mesmo  en­tender um pouco me­lhor o tra­balho deve en­trar em con­tato por meio do email: daniel.quintero@teto.org.br.

Share this post